SINPRO-PE | SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

SINPRO INFORMA:

Sintonizado com a defesa dos direitos de toda a categoria, no último dia 28 de dezembro de 2018 o SINPRO PERNAMBUCO liderou o movimento contra atraso salarial de várias categorias de servidores da cidade de Sairé. A magnitude do protesto alcançou manchetes da mídia televisiva, escrita e falada. A partir desta visibilidade projetada pela ação de diversas categorias, o movimento teve êxito e fez a gestão da prefeitura retroagir na ordem de suspender pagamentos de 13º salários.

A justificativa dada pelo poder executivo para o atraso no pagamento foi a diminuição dos recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Contudo o SINPRO PERNAMBUCO destaca que o pagamento das remunerações dos professores não advém dos recursos do FPM e sim dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica (Fundeb). De acordo com o Vice-presidente do Sinpro Pernambuco George Sanguinetto, já era de conhecimento da categoria que a verba do Fundeb já tinha sido depositada para o município e a quantia existente margeava o valor de 500 mil Reais.

Esse é mais um dos exemplos que a união entre a categoria e o sindicato no papel de fiscalização e denuncia é a forma mais forte e coerente de defender direitos históricos. É preciso se manter atentos e ativos usufruindo da representação sindical em movimentos reivindicatórios.

Comentários

comments