SINPRO-PE | SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

A ENTIDADE

Nesta terça feira, 21 de julho, o Sindicato dos Professores em Pernambuco completa 70 anos de fundação. E ao longo do tempo, a entidade construiu sua história a partir de muitas lutas, mobilizações, discussões e enfrentamento ao patronato dos setores público e privado.

Fundado em 1945, em pleno contexto da ditadura do Estado Novo, o Sinpro Pernambuco sempre foi pautado pelo compromisso de representar e fazer a luta perante a sua base de filiados, honrando, sobretudo o papel de lutar por melhorias econômicas e sociais no mundo do trabalho e pela construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária e igualitária.

A resistência à ditadura militar iniciada em 1964 é um bom exemplo da história de atuação política da entidade. As mobilizações, manifestações, comícios e as greves desse período carregam o DNA desse combativo sindicato. E devido a esse perfil, o Sinpro Pernambuco foi uma das primeiras organizações que sofreu intervenção do Estado militar. Já em 1979, a instituição liderou a primeira greve no estado junto com a APENOPE (Associação dos Professores do Estado), movimentação essa que foi alvo de uma grande pressão e perseguição por parte do patronato e da repressão.

Dotado de uma história de lutas coletivas, combatividade, ousadia e resistência, o sindicato hoje ainda é uma das principais vanguardas do sindicalismo classista no estado e no país. Representando os professores, o Sinpro Pernambuco nos seus 70 anos, reafirma cotidianamente o compromisso na defesa por uma educação pública, democrática e de qualidade, pela regulamentação do setor privado da educação, valorização profissional, e combate à precarização e terceirização no mundo do trabalho.

Diante disso, a diretoria do SINPRO PERNAMBUCO, aproveita esse espaço para, em nome de todos os seus ex-diretores fazer um agradecimento especial a nossa base de representação e especificamente aos professores que com sua contribuição social e participação política fazem e fortalecem os princípios classistas que norteiam nossa entidade.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo Brasil no momento atual, sabemos que é nelas e a partir delas que fortalecemos nossas utopias. Foi assim que nosso sindicato chegou aos 70 anos com os sonhos, a dedicação, esperança, trabalho e vida de muitos professores e professoras.