SINPRO-PE | SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

QUARENTENA: PROFESSORES AINDA CORREM RISCOS NA PANDEMIA

Por : Wallace Melo

Embora reconhecendo a justeza e a necessidade de uma maior sistematização e controle da circulação das pessoas, visando combater o aumento do contágio, das  internações e dos óbitos por conta da Covid-19, o decreto emitido pelo governador Paulo Câmara, infelizmente não foi amigável aos professores e professoras da educação privada. 

Avaliação essa que se estabelece, sobretudo, em virtude do último inciso, do parágrafo único, de tal documento, ao permitir que as escolas ofereçam o ensino remoto dentro de suas instalações.

E visto a normativa, o decreto permite assim, o deslocamento do professor, de sua casa ao posto de trabalho. Postura essa, que já tem sido adotada por muitas instituições, convocando seu corpo docente para que lecionam suas aulas, na própria escola.

Sabemos que muitos de nossos(as) colegas, professores e professoras, vão ao trabalho utilizando transportes coletivos, como ônibus ou metrôs,  frequentando assim,  terminais e estações lotadas. E mesmo frente ao ambiente que estabelece a necessidade de uma quarentena mais rígida, os riscos, visto a permissividade do decreto, vão permanecer,  infelizmente. 

É preciso lamentar pelo fato, que não protegerá integralmente a nossa categoria, que segue firme em suas jornadas de trabalho.

Comentários

comments