SINPRO-PE | SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

NOTA DO SINPRO AOS PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO PRIVADA DE PERNAMBUCO

#SinproPernambuco
Sinpro75Anos
Professores e professoras da educação privada de Pernambuco!

O Sinpro Pernambuco recebeu com tranquilidade a decisão da justiça do trabalho em determinar o impedimento do retorno das aulas presenciais, previstas para o dia 06 de outubro.

A decisão judicial foi fruto de uma ação civil pública impetrada pelo sindicato, diante das incertezas da capacidade das escolas particulares cumprirem os protocolos estabelecidos pelo governo do estado de Pernambuco.

A maioria destes estabelecimentos são precários, não apresentando estrutura para condição de trabalho, e muito menos, garantir a proteção de toda a comunidade escolar.

Dentre os vários motivos para essa ação, está a falta de clareza diante de como se dará a fiscalização às escolas para verificação do cumprimento do protocolo, bem como a falta de garantia ao afastamento dos professores, professoras, alunos e alunas e demais trabalhadores e trabalhadoras em estabelecimentos de ensino, que compõem o chamado grupo de risco.

Oportunamente, afirmamos que todos e todas, professores e professoras, vem cumprindo com seus deveres com a educação. Desde o início da pandemia, as aulas vêm sendo ministradas de forma remota garantindo o direito do acesso a educação para crianças e adolescentes.

Importante falarmos que mesmo sem recebermos os treinamentos devidos para as aulas remotas, mantivemos a função nobre de educar. Em contrapartida não recebemos a estrutura para desempenho de nossos trabalhos por parte do empresariado da educação. Tivemos que custear toda a estrutura, principalmente celulares, notebooks, computadores, internet, luz, quadros, entre outros.

Reafirmamos que em nenhum momento deixamos de trabalhar. O direito que nos foi concedido de não retornar a lecionar presencialmente tem a ver com a segurança e proteção a vida, não só de professores e professoras, como de toda comunidade escolar.

Sem garantia do cumprimento dos protocolos, sem definição de como se dará a fiscalização aos estabelecimentos de ensino e sem garantia a vida não nos sentimos seguros para o retorno, e assim sendo, não retornaremos neste momento.

Acreditamos que logo toda essa fase difícil irá passar e poderemos retornar com segurança para aulas presenciais.

A educação não parou. Bravos professores e professoras, com muita firmeza e determinação, garantiram a continuidade e qualidade da educação em Pernambuco. Exigimos respeito.

Diretoria do Sinpro Pernambuco

Comentários

comments