SINPRO-PE | SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

SALÁRIOS ATRASADOS PREJUDICAM PROFESSORES DE PRÉ-VESTIBULAR EM RECIFE

Na última semana, uma comissão de professores(as) que lecionam em famoso curso preparatório para o vestibular do Recife, procuraram o sindicato, a fim de denunciar os constantes atrasos no pagamento dos seus salários. Segundo a comissão, os atrasos chegam a acumular 2 a 3 meses.

De acordo com os relatos, a direção da instituição alega dificuldades financeiras para arcar com o pagamento da folha, em virtude da maximização das despesas dos cursos. Contudo, os(as) professores(as) não conseguem entender a justificativa, uma vez que a grande quantidade de estudantes matriculados nos cursos ofertados pela instituição (isoladas e pré-Enem) é visível.

Não sabemos mais o que fazer, pois o clima de diálogo com a direção vem se esgotando, não aguentamos mais trabalhar sem receber, e quando reivindicamos os nossos salários, a gestão, com a maior cara de pau, pede para aguardarmos. Como ter paciência se nossas contas estão acumulando? Questiona integrante da comissão docente.

Acerca dessa situação, o Sinpro Pernambuco alerta que todos os efeitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho do setor privado da educação básica valem para os professores e professoras que lecionam nos cursos livres e preparatórios. Assim, o sindicato encaminhará o fato à Superintendência Regional do Ministério do Trabalho em Emprego, para que o não cumprimento das obrigações contratuais, por parte do empregador seja resolvido e as sanções legais sejam aplicadas pela justiça do trabalho.

Também é válido ressaltar que de acordo com a legislação trabalhista e entendimento dos tribunais, o frequente atraso no pagamento dos salários é considerado infração, cabendo o encerramento do contrato de trabalho por meio de rescisão indireta, como também o pagamento de danos morais em favor do trabalhador afetado.

 

Comentários

comments