SINPRO-PE | SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

PROFESSORES(AS), QUE TENHAMOS UMA EXCELENTE VOLTA ÀS AULAS E SIGAMOS FIRMES NA LUTA

Por Vanessa Chaves

Professores(as), que tenhamos uma excelente volta às aulas e sigamos firmes na luta Estamos iniciando mais um ano letivo. Junto com ele, renovamos o ânimo pela construção dos caminhos pra educação no nosso país. Esse ano será marcado pelo signo da luta e pela esperança em novos rumos.

O ano que passou não foi fácil, sobretudo para nós, trabalhadores em educação. Temos visto a educação ser desmontada, os investimentos no setor público foram drasticamente reduzidos após a emenda constitucional 95, o piso nacional do magistério está sob intenso ataque, os servidores públicos tem, diuturnamente, sofrido a ameaça de verem sua estabilidade ser quebrada.

No setor privado o ataque é ainda mais grave. Além da não regulamentação, temos a terceirização da atividade fim e, sobretudo, a completa desestruturação da CLT, consolidação das leis trabalhistas, o que nos expõe a condições de trabalho ainda mais precárias, e temos o ataque aos acordos e convenções coletivas por meio do fim da ultratividade.

Todas essas medidas somadas estimam um retrocesso de mais de mais de setenta anos tanto na educação como no direito trabalhista, os princípios da educação pública, gratuita, de qualidade e laica foram atacados um a um.

Mais do que nunca, nosso lugar de luta é no fortalecimento dos sindicatos. É a hora de fortalecer esse importante instrumento dos trabalhadores, participar de seus fóruns, unificar a classe trabalhadora na defesa de seus direitos, ampliar o alcance de sindicalização, construir uma grande frente de mobilização em defesa da classe trabalhadora e compreender que somente marcando juntos conseguiremos nos
defender dos ataques a que estamos expostos Voltaremos pra nossas escolas, nosso posto de trabalho e de luta.

Voltaremos também as ruas. A defesa da democracia marcha de mãos dadas com a defesa da educação e, como sempre, essas vitórias só serão possíveis com muita luta e mobilização, disputando corações e mentes, fortalecendo a classe trabalhadora, a educação e o Brasil.

Nos vemos na luta!

Comentários

comments