SINPRO-PE | SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

JUSTIÇA REMOTA E ENSINO PRESENCIAL: PROFESSORES(AS) TEMEM PERDER SUAS VIDAS

#SinproPernambuco

Desde o início da pandemia, o Sinpro Pernambuco focou energias na intenção de proteger a vida e a integridade da categoria. Além disso, o sindicato lutou e agiu, com a intenção de garantir os direitos, manter os postos de trabalho, renovar a Convenção Coletiva de Trabalho e superar as dificuldades trazidas com o ensino remoto.

Em 2020, o sindicato alertou sobre os perigos relacionados ao retorno ao ensino presencial. As autoridades públicas, órgãos gestores, conselhos e poder legislativo foram notificados sobre os riscos. O Sinpro Pernambuco também acionou a justiça do trabalho, em defesa da vida dos(as) professores(as).

Todas as movimentações serviram para manter a suspensão das aulas presenciais. Porém, a pressão empresarial foi mais forte e acarretou no retorno das atividades nas escolas.

Chega 2021, um novo ano letivo se iniciou dentro de uma realidade preocupante. Embora com a existência da vacina, a segunda onda da Covid-19, implicou em um aumento exponencial, nas contaminações e mortes, se comparada ao ano anterior.

E diante disso, o Sinpro Pernambuco fez as denúncias acerca do não cumprimento dos protocolos. O sindicato oficializou a secretaria de educação sobre a necessidade de fiscalização mais rígida nas escolas.

Não tardou e a categoria se viu eminentemente em risco. E as escolas tornaram-se locais de contaminação, aglomeração e desrespeito sistemático aos protocolos. O sindicato chegou a denunciar casos de ocultação de contágios, por parte das instituições.

O Sinpro Pernambuco alertou que a única medida eficaz para o retorno das aulas presenciais seria a vacinação, e até lá, o que se poderia fazer, era regulamentar o ensino remoto, visando a continuidade das atividades escolares.

O sindicato novamente acionou a justiça, mas, pela segunda vez, o judiciário, que atualmente funciona de forma remota, contraditoriamente, avaliou que os(as) professores(as) deveriam trabalhar presencialmente.

O Sinpro Pernambuco continua firme na opinião que escolas fechadas salvam vida, sendo contrário ao retorno das aulas presenciais. A vida vale mais que mensalidades escolares.

Comentários

comments