SINPRO-PE | SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

PROFESSOR LANÇA NOTA EM FAVOR DA LUTA DA CATEGORIA EM GARANHUNS

Escutando o áudio que divulgado, fico me perguntando se de fato a secretária de educação da cidade de Garanhuns e o prefeito sabem o que seja uma manifestação politica ou mesmo possa reconhecer o valor da educação para uma sociedade.

Querer negar que a luta dos professores seja uma luta política é um absurdo. Foram muitas as manifestações e passeatas dos professores em torno dessa questão. Luta política essa que , numa conjuntura mais recente, remota ao fato de uma parte desses professores terem entrado com uma ação junto ao ministério público para obrigar este prefeito , que não liga para a educação, a contratar em caráter efetivo os professores aprovados em concurso público.

O embate político começou aí com alguns professores exercitando sua coragem cívica. Uma vez na obrigação de contratar esses professores em caráter efetivo o prefeito perdeu o controle politico sobre um grande número de contratados .Não se dando por vencido, resolveu atacar os professores efetivos no plano de carreira.

E aí a luta política se intensificou, mesmo que a secretária de educação teime em negar o caráter político da luta. Contudo, o mais absurdo é querer transformar tudo num jogo meramente eleitoreiro porque esse é um ano de eleição.

Queira compreender secretária que uma vez terminado esse ano eleitoreiro a luta política continuará porque os problemas da educação municipal são numerosos ,e por parte do prefeito e de sua gestão não há disposição alguma para sana-los; percebemos mesmo uma má vontade e um desejo em negar a luta política dos professores e de todos que são solidários e comprometidos com a causa. Como senão bastasse o olhar negativo sobre o evento politico de hoje, não conseguiram compreender que o movimento de todos pela educação junta educadores , educadoras, sociedade civil organizada, partidos políticos e todos aqueles que desejam ver o retorno dos nossos impostos traduzidos numa boa saúde e educação .

Num país em que a única forma de fazer parte da tomada de decisão política está restrita aos políticos que fazem parte de um partido, (PRECISAMOS DE UMA REFORMA POLÍTICA JÁ!) necessariamente precisaremos de partidos políticos comprometidos com a educação, com a saúde, segurança…..coisas que determinados políticos não costumam dar prioridade. Ou então estaremos sujeitos ao que aconteceu na Câmara Municipal onde a maioria dos vereadores e vereadoras votaram contra os professores.

E esse ato? Foi político cara secretária?Do nosso ponto de vista sim ! E com efeitos bem negativos para os professores e a sociedade que aspira por uma educação de qualidade. Por isso é justo , coerente, solidário e necessário que o conjunto da sociedade de Garanhuns venha exercitar sua cidadania em prol de uma melhor educação.

A luta deve continuar …. É nossa necessidade. Saudações aos educadores e educadoras que compreendem que um evento politico como este nós proporciona um grande exercício de educação para a cidadania.

Prof.Lucas da Silva Castro

Comentários

comments