SINPRO-PE | SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

JAQUEIRA: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PASSA PELA VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES(AS)

As lutas e mobilizações dos(as) professores(as) da rede municipal de Jaqueira se intencionam cada vez mais, pois o silêncio da gestão municipal em relação ao atendimento das demandas da categoria tem sido uma constante, deixando de fato, a educação na cidade entregue à própria sorte.

Após inúmeros encontros e reuniões com a gestão municipal, os(as) professores(as), junto ao sindicato, vem escutando as mesmas desculpas em relação ao reajuste salarial da categoria. Segundo a prefeitura, os cofres públicos não têm dinheiro para pagar salários dignos aos educadores(as) da cidade.

A gestão pública justifica que o reajuste salarial dos(as) professores(as) não é possível, devido as despesas da prefeitura, que estão superiores a receita municipal, impossibilitando qualquer tipo de política de valorização salarial aos educadores e educadoras que lecionam nas escolas públicas de Jaqueira.

É válido ressaltar que, desde 2013 os salários dos docentes estavam congelados, apenas em 2017 que a categoria, após muitas lutas, conseguiu 4% de reajuste, dividido em duas parcelas (2% + 2%) e sem direito a valores retroativos. Um histórico de muita perda e desvalorização salarial. Até o momento, a prefeitura não sinalizou a possibilidade de ganhos aos professores e professoras.

Resta-nos agora perguntar: que tipo de educação pública de qualidade a gestão municipal de Jaqueira quer oferecer à sua população com esse quadro de desvalorização dos nossos professores e professoras?

Comentários

comments